Prosseguindo para o alvo com a Família

26/03/2013 21:50

 

Filipenses 3:13

Pense: "...esquecendo-me das coisas que para trás ficam ..."

- esquecendo as desavenças que houve no passado;

- esquecendo o jeito duro e severo que fui educado e que me traz tristeza;

- esquecendo os atritos entre irmãos que houve no passado;

- esquecendo os atritos entre cônjuges que houve no passado;

    Agora pense no versículo 14 de Filipenses capítulo 13: "prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus"

    O que significa família para você?

    Família tem o seguinte conceito:

1) conjunto formado pelos pais e pelos filhos;

2) núcleo formado pelos pais e os filhos.

    É fato que toda história da civilização humana está sustentada na família: pai, mãe e filhos. Muito embora ao longo dos anos e principalmente a partir da década de 1990, a família passou a sofrer forte interferência de pensadores que tentam desmentir toda uma história. A família continua sendo a pedra que sustenta a sociedade.

- a família é a pedra principal na construção da sociedade;

- famílias desajustadas são a causa primeira de sociedades desequilibradas;

- famílias ajustadas e equilibradas são a mola que sustenta sociedades ajustadas.

    Quando as famílias passarem a viver os princípios cristãos na essência, problemas como adultério, formicação, separação, brigas, dissensões, entre outros, deixarão de existir. Pense: A bíblia dá algum conselho para o lar cristão?

Se a bíblia dá esses conselhos, isso é possível ser seguido?

Se a bíblia dá esses conselhos, quais você tem se empenhado em seguir?

    Pense também: Qual o grau de importância que Deus dispensa à família? Qual o grau de importância você tem dispensado à sua família?

    Numa escala de valores, a família ocupa a primeira posição depois de Deus: DEUS - FAMÍLIA - IGREJA. 

    Pense ainda: Quanto tempo os membros da tua família tem dedicado ao convívio familiar?

    Deus revelou para o homem, lá no Édem, o quanto Ele dá importância a esse primeiro grupo: a família. Veja na bíblia em Gêneses 1: 27 e 28. Que palavra te chama atenção nesses dois versículos? ABENÇOOU. Deus abençoou o primeiro casal e consequentemente a família. Veja que Ele deixa explícito isso: "E Deus os abençoou". Ora se Deus abençoou a família é porque Ele julga que esta associação é benéfica para todos que a compõe, bem como para aqueles que a cercam. Uma família equilibrada é um benefício para a sociedade.

    Agora surge uma pergunta: Que bênção é essa? Que bênção é esse que Deus derramou sobre o primeiro casal, sobre a primeira família?

    Antes de tratarmos desse assunto, abra as Escrituras no livro de Provérbios 10:22, o texto diz: "a bênção do Senhor ENRIQUECE, e, com ela, ele não traz desgosto". A benção de Deus, que está sobre tua vida, meu irmão, ela te ENRIQUECE, agora não pense em riqueza simplesmente bens materiais, mas algo MAIS EXCELENTE. Há algo mais excelente que dinheiro? SIM! Abra sua bíblia em Salmo 128. O Salmo é uma demonstração clara da vida daquele que teme ao Senhor, ele e sua família serão ABENÇOADOS. O salmista não fala de riquezas, mas de uma bênção que é mais preciosa, mais excelente: a FELICIDADE. A tua família é feliz? Você pode dizer que vive em um lar onde a COMPREENSÃO é visível, onde a palavra de Deus é vivida com regra de fé e  CONDUTA? Volte para o livro de Gêneses capítulo 1 versículo 28, vamos agora entender esta bênção que Deus derramou sobre a família.

    "E Deus os abençoou".

- bênção da fecundidade;

- benção da reprodução;

- bênçao do domínio;

- bênção do suprimento;

    Além destas, quando Deus estendeu a bênção sobre a família, ela também passaria a gozar de algo ainda mais excelente:

- bênção da companhia de Deus;

- bênção da condução de Deus;

- bênção da correção de Deus;

- bênção da comunhão com Deus;

- bênção da eternidade com Deus;

    Há dois tipos de família:

1) família onde cada membro busca em primeiro lugar o Reino de Deus (Mateus 6:33);

2) família onde cada membro tem prioridades diversas que satisfazem seus objetivos de satisfação pessoal: emprego dos sonhos, formação, qualificação, promoção.

    A qual família você pertence?

    Há duas características fortes entre as famílias:

1º famílias que têm um alvo a alcançar: Agradar a Cristo;

2º famílias que vivem sem alvo definido ou trazem como importante aquilo que é superfluo ou sem importância.

    Qual é o alvo, qual é o objetivo da tua família? Se teu alvo é Cristo, se o alvo da tua família é agradar a Cristo, o que tu e a tua família tem feito para alcançar esse alvo, esse objetivo? Para melhor compreensão é melhor diferenciar META de OBJETIVO.

   OBJETIVO é o que quero alcançar, é o horizonte que almejo. Em Filipenses 3:14 o apóstolo Paulo fala: "prossigo para o ALVO, para o prêmio ..." Paulo sabia que ao fim da sua caminhada receberia um prêmio de Deus. O objetivo de Paulo era agradar àquele que o salvou: Cristo. Pois o prêmio já era certo!

    METAS são os passos que irei dar para alcançar meu objetivo. Quais os passos (metas) que Paulo tinha de dar para agradar a Cristo?

    Agora pense : Se o objetivo da tua família é agradar a Cristo, e, juntos receberem o prêmio de Deus prometido aos escolhidos, o que tem que ser feito para alcançar esse objetivo (agradar a Cristo)? Como alcançar?

    Veja alguns textos das Escrituras que te esclarecerão quanto aos passos, ou metas, para alcançar o objetivo de uma família comprometida com Cristo:

Hebreus 12:15 - se há algo, algum problema não resolvido em tua família, quebra de relacionamento ou coisa parecida, resolva, porque do contrário isto vai remoendo e corroendo o relacionamento e dificilmente alcançarão a maturidade necessária.

Efésios 4:26 - ficou alguém zangado na família, resolva o problema, o atrito. Não tenha em mente que o tempo cura. O tempo não cura, ele apenas faz com que a "poeira" do atrito assente, mas depois surge o recentimento.

Colossenses 3:16 - a palavra já habita no coração de cada membro da tua família? Se não, mas naqueles que já receberam a salvação, a palavra abunda no coração? Os conselhos da palavra de Deus são seguidos como fonte de vida exemplar?

I Pedro 5: 8 - o objetivo do inimigo de nossas almas é destruir a família, ele vai tentar de várias formas alcançar esse objetivo. Precisamos como famílias de Deus desenvolver olhos espirituais para poder enxergar as ciladas do inimigo. Você tem vigiado? A tua famíia tem vigiado?

I Pedro 4:8 - até que ponto você ama a tua família? Quais erros tua mulher (marido), filho, irmão cometeram que você pode perdoar? Há algum erro cometido que tu consideras IMPERDOÁVEL? Será que o amor que você tem praticado é o que Deus espera?

Salmo 128 - esta não é uma família perfeita! Ma é uma família que resolveu seguir os princípios eterno, princípios cristãos. Princípios baseados na instrução de Deus para a família. Princípios baseados nas Escrituras.

    Não há família perfeita, mas há famílias que se EMPENHAM em agradar o Senhor. É visível o empenho, a dedicação, o encorajamento mútuo da tua família em AGRADAR o Senhor? Se cada membro se empenhar em cumprir as orientações de Deus para a família, CERTAMENTE agradaremos o Senhor e alcançaremos o objetivo de ter uma família onde Cristo é realmente o centro.

 

Luiz Fernando Mendes Nunes

 

Voltar