A data mais importante

20/08/2014 21:23

 

    Todas as datas comemorativas são importantes: o dia do nascimento, o dia do sepultamento, dia do casamento, dia da separação, dia do nascimento do filho, dia da morte do filho, dia do primeiro emprego, dia da demissão do emprego,... É fato que todas as datas têm algum valor sentimental, nos emocionamos ao relembrar aquele momento e, até em alguns casos, fazemos festa para recordar e compartilhar com outras pessoas aquilo que nos faz sentir bem.

    De todas as datas que reputamos como dignas de comemoração está o dia do nascimento, é uma ocasião que, se não todos, mas a maioria se mobiliza em não deixar tal data passar em branco, muitos até ficam com ressentimento quando não são lembrados do seu dia, dia do seu nascimento.

    Muito embora seja uma data rodeada por sentimentos, é, na verdade, puramente comercial, bem como dia das mães, dia dos pais, dia de natal, dia de ano novo, dia da páscoa entre tantas outras datas que julgamos importantes, mas que de forma direta ou indireta estamos sendo influenciados por um apelo comercial.

    Todas as datas são importantes, nos faz bem, contudo, há uma que sobre modo se destaca de todas as demais: o dia da sua conversão à Jesus Cristo.

    Quem lembra desse dia? Quem lembra pelo menos do mês? Será que alguém lembra do ano? Muito mais que comemorarmos o dia do nascimento carnal, o nascimento espiritual tem infinitamente mais valor. Não falo de comemorações com festas regradas à muitas guloseimas, bolos, bebidas, mas refiro-me a maior importância que deve ser dada a esta tão importante data.

    O primeiro nascimento é da carne, nos trás ao mundo do pecado, nos torna pecadores. O segundo nascimento é do Espírito, é divinal, nos faz agradáveis à Deus, nos livra da condenação eterna, nos coloca na posição de filhos do Deus Eterno, nos torna santos e representantes de Cristo. Este segundo nascimento foi o que Jesus explicou a Nicodemos: "necessário vos é nascer de novo" (João 3:7).

    O novo nascimento é uma mudança de vida que o Espírito Santo de Deus opera na mente do homem pecador e passa a ser visível em todas as áreas da vida: espiritual, família, amigos e trabalho. A pessoa passa a não ser mais a mesma pessoa, passa a ter um novo dia do nascimento, o dia em que Cristo entrou em sua vida.

    Não é apenas um novo dia, é uma nova vida, vida eterna, vida abundante, vida agradecida pela misericórdia e incomensurável amor. O novo nascimento é um recomeço onde Deus passa a fazer parte da caminhada como guia, conselheiro, protetor, consolador, mantenedor e Senhor. É o dia mais importante de todos, pois o próprio Criador concedeu não apenas mais um dia, e sim a eternidade. Agora pense e responda, o que foi mais importante no curso da sua vida, o seu nascimento carnal ou espiritual?

Luiz Fernando Mendes Nunes

Voltar